De onde vem a mitologia de Te fiti?



Seria muito fácil falar de Maui o semi Deus cultuado pelo povo Maori e suas histórias, que passam dos 20 contos, contados pelas ilhas do Pacífico, entre o continente Americano e os continentes Asiático e Oceania, ainda mais sobre seus feitos, como um semideus.

Te fiti ou Te Ká, isso mesmo as duas estão na mesma presença física nesta trama, porém com duas personalidades diferentes e com o mesmo peso de importância para a terra. 
E por isso temos que entender que a Lenda que vem de um povo chamado “Maori” que são originalmente da Nova Zelândia, e não do hawaii como muitos pensam, entretanto suas raízes e mitologia abrange todos os povos que estão no pacífico sul e também no pacífico norte como a cidade de Dwayne Johnson que dá voz e que em Breve será Maui no live-action de moana da Disney.

Sendo o povo maori considerado indígenas da Nova Zelândia com uma cultura riquíssima, além das tradições de conexão profunda e respeito pelo meio ambiente e a natureza, sempre convictos de que tudo na natureza tem um espírito e é sagrado, que inclui desde os mares, os rios e as montanhas, fazendo desta conexão uma orientação do seu mundo, tanto em seus relacionamentos quanto na vida da mãe terra.

Eles realmente foram responsáveis por colonizar a Nova Zelândia, reconhecidos como o primeiro povo a pisar naquele local, antes mesmo dos Europeus, fazendo com que sua história e seus Deuses se espalhassem pela polinésia, sendo datados do ano 10 e finalizando sua imigração em 800 depois de Cristo.



Algo horripilante era que suas tribos sempre estavam em guerra e os derrotados eram mortos e tinham suas cabeças arrancadas e colocadas em urnas sagradas e achamos que seriam um tipo de coleção de suas vitórias. Porém como sempre tem alguém que acha engraçado tirar algo de um lugar e levar para outro, ( Pegou a referência? ) e foi assim que começou o comércio ilegal, ou melhor o tráfico de cabeças tatuadas do povo Maori, pois os mesmo também comercializavam para trocar em armas e o que pudesse para vencer a guerra que se instauraram nos séculos que viriram até a chegada da Inglaterra.

E como disse a poucos minutos atrás, a lenda Maui foi criada a partir deste povo que na trama de Moana, conta que Te Fiti teve seu coração arrancado e roubado por Maui após uma travessura dele e ela automaticamente se tornou a Te Kā, que é um demônio de terra e fogo e o principal antagonista do filme que no lugar de Te fiti, transformando as ilhas Da deusa boazinha, em ilhas consumidas por uma escuridão mortal que só poderia ser vencida devolvendo o coração de Te Fiti no lugar de onde nunca devia ter saído.

O começo do mundo com o poder da vida de Te Fiti



O mundo na história de Moana era apenas água, e existia somente os Oceanos e Te Fiti usou seu coração que é cheio de vida para espalhar este dom pelo mundo, fazendo a criação de várias ilhas que seriam habitadas por fauna, flora e seres humanos e parecida com a história da Criação de Deus, ela se deitou para descansar só que transformando seu corpo em uma ilha. 

Ao dividir isso com o mundo, seu poder de criação foi alvo de cobiça pelo homem e vilões como os sanguinários piratas Kakamora e o caranguejo gigante Tamatoa buscaram o coração para usá-lo para seus propósitos maléficos, porém certo dia alguém que se considerava esperto demais, sabendo da história e achando que seria um presente para o homem, num momento de travessura, cruzou o oceano para pegá-lo e usando os poderes de seu anzol mágico, mudou de forma e executando a missão com perfeição tirou o coração de Te fiti.

Mas não era tão fácil assim, toda ação gera uma consequência e rapidamente aquele guerreiro, semideus do ar e da água, sentiria que fez algo que não devia, pois uma terrível escuridão se espalhou, e Maui o semiDeus deu de cara com Te Ká o antigo eu de Te Fiti, e ao tentar fugir em seu barco foi golpeado, soltando seu anzol e principalmente o coração de te fiti ao mar, sendo banido por ela e viver isolado numa terra no meio do oceano por toda eternidade.

Entretanto se passam mil anos e Te Ká continua a sua busca pelo seu Coração, mesmo espalhando a escuridão pelos mares e afastando toda vida marinha, gerando mortes tanto no mar, quanto na terra. E como o coração está no fundo do mar, a cada remexida na terra durante esses anos todos de Te ká ele vai sumindo ainda mais.



Porém uma profecia diz que um dia ele será achado por alguém que irá além dos recifes, juntamente com o semideus pelo grande oceano e restaurará o coração de Te Fiti, pois segundo a lenda, apenas a restauração do coração de Te Fiti poderia acabar com a praga e salvar a todos.

Te Fiti está no fundo de Te Kā e na verdade o filme traz a solução com Moana para lidar com que o demônio alivie sua tensão e aceitando sua natureza interior e verdadeira, mostrando sua  personalidade de gentileza, de expressão tranquila, cabendo na combinação de traços radiantes. A única coisa que a deixa descontente é quando prejudicam ela com toda a sua criação feita de bom grado, porém perdoando quem procura se redimir do seu erro.

Todas estas qualidades são trocadas quando ela está na forma de Te ká e enquanto uma procura vida a outra procura morte, enquanto uma procura beleza a outra procura destruição e corrupção de qualquer um que cruze seu caminho e incansavelmente faz com que se vão ou enfrentam um final não muito legal. 

Aparência, Poderes e Habilidades



E este encontro com Te Ká pode ser fatal, devido sua altura, com um rosto inexpressivo  e é sempre retratada com uma carranca oca, com o corpo composto de lava, chamas no cabelo assim como sua pele, e ainda tem uma nuvem relampejando com esguichos de cinzas de vulcão. Sua mobilidade é apenas se rastejar apesar de ter tronco, sua metade inferior é composta de massa disforme de lava, contendo no meio do seu peito a forma escultural em espiral a qual é a fenda para colocar o coração de Te Fiti, fazendo ela voltar para forma verdadeira de Te Fiti.

Ela assume essa forma feminina colossal no filme, já de aparência humana com rosto humano e traços parecidos com a protagonista, ou seria idêntica? 

Até o seu modelo de corpo é igual, porém coberto de árvores, flora exuberante, cachos de flores adornam seus cabelos e gramados semelhantes a um cocar feito da própria terra num vestido cercado de plantas e sua posição de repouso é de uma ilha.

Esse poder de se transformar numa ilha é só uma demonstração da Deusa da criação e da vida, podendo cultivar plantas de todos os tamanhos e manipular o terreno ao redor de seu corpo, chegando a se esticar quando quiser como faz no final do filme, vindo necessariamente do coração a restauração da vida das ilhas que a maldição de Te Kā se apossou, sendo capaz de criar e recriar itens destruídos anteriormente, como o anzol de Maui que é uma arma forjada pelos deuses e o barco de Moana, tudo isso devido a seu poder divino.

En contra partida Te Kā, tem o controle elementar sobre magma, lava e fogo, criando bolas de fogo e transformando matéria em rocha derretida, solidificando água em forma de lava temporariamente. Regeneração também é um ponto forte dos seus poderes, chegando a derrotar um semideus tanto que seu ponto fraco é subjugá-la para colocar o coração de Te Fiti e voltar ao ser da criação.

Algumas curiosidades sobre Te Fiti ou Te ká


Embora seja contada toda sua história em moana ela é homenageada em Pokemon Go parodiado no jogo a batalha entre Mauí e Moana contra Te Ká que foi carinhosamente chamada de Tekámon GO e que também evolui de TE ká para Te Fiti no final do jogo.