A Historia Da Murta Que Geme Dos Livros e Filmes Do Harry Potter
Na história de hoje não falaremos de todos os fantasmas de Harry Potter mas de uma figura essencial que resolve a trama toda de Harry Potter e a câmara Secreta e para você não perder nada acompanhe até o final do vídeo e venha conosco do Canal Auni Histórias para a entrada secreta que nos leva ao Basílísco da história da personagem “Murta que Geme”
Londres 1982 - Universidade de Exeter
J.K Rowling poderia facilmente ser considerada uma aluna de Oxford, mas infelizmente ou felizmente ela não passou nos exames para ingressar na universidade, porém conseguiu fazer o Bacharelado em Exeter ou Exon, como é conhecida a Universidade da cidade que fica no condado de Bristol ao sudeste da Inglaterra.
Segundo relatos ela diz que não foi muito trabalhoso estudar lá e suas leituras eram nas obras de Dickens e nada mais nada menos que J. R. R. Tolkien que com certeza a influenciaram em sua escrita do seu best-seller Harry Potter.
Então se formou, bacharel na matéria “Artes em Francês e Estudos Clássicos”, Quem ai disse que não serve para alguma coisa?
Nesse contexto da época e como todo jovem gostava de participar de festas e dançar em discotecas que deviam ser ao som de suas bandas favoritas como The Smiths e da cantora “Siouxsie Soux”.
O mais estranho é que em algum lugar dessa internet, achamos o depoimento de como ela teve a inspiração para criar a idéia da “murta que geme” e foi justamente nos banheiros destas festas e discotecas que ela relata que frequentemente a mesma garota chorava no banheiro todas as noites destas baladas da época, dizendo que jamais aconteceria no banheiro dos homens e que isso ficou marcado em sua cabeça para inspirar a colocar este personagem na trama daquele território desconhecido e familiar de seu best seller.
Mas como J.K Rowling inventou este nome para Murta que Geme?
Lembrando que este nome é apenas a tradução para o Brasil já que no original ela se chama:
Outros fatos interessantes nessa história que envolve o nome da Murta é que depois de uma pergunta de uma usuária do Twitter, dizendo que seu pai a perguntou como é o nome completo da fantasminha camarada e ela não soube responder. Então a autora revelou o nome completo da personagem que é Myrtle Elizabeth Warren.
Na época ainda perguntaram se tinha algo a ver com a Senadora de nome Elizabeth Warren, mas a escritora foi enfática ao dizer que NÃO.
Simplesmente Elizabeth era um nome comum na Inglaterra e Warren não teve uma explicação dela. Alguns até especulam que pode ser a junção de duas Bruxas personagens de “As Bruxas de Salém de Arthur Miller” que ambas foram acusadas de bruxaria e se chamavam:
Moaning Myrtle - ou seja myrtle para nós Murta e Moaning “gemido” que pode ter sido uma referência ao lança foguetes da segunda guerra mundial “Nebelwefer” que ficou conhecido pelo seu gemido como “Moaning minnie”.
Elizabeth Proctor e a mais nova criada dela, chamada Marry Warren.
Mas como dissemos é somente uma especulação e talvez como o nome da Senadora seja somente uma coincidência como afirmou a autora.
Outro fato interessante é que nos rascunhos ela não se chamaria Myrtle, mas sim “Wailing Wanda” e talvez para nós seria “Wanda que lamenta” em tradução livre, já pensou em vez de estarmos a chamado de Murta que Geme, Wanda que Lamenta!?
A HISTÓRIA
Entre 1928 e 1929
No ano de 1928 nasce Martin Luther King a qual disse a seguinte frase:
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons!
E neste mesmo ano de 1928 é lançado a segunda animação nos Estados Unidos, de um tal “Walt Disney” com o episódio “SteamBoat Willie” a qual conta a história do rato Mickey e sua companheira Minnie dentro de um barco e depois de muita música e aventura é aprisionado pelo comandante do barco a qual ele estava trabalhando em um cômodo, descascando batatas até acertar o papagaio e ficar reclamando completamente sozinho.
Isso lembra muito a história da nossa personagem deste vídeo, Myrtle Elizabeth Warren.
que nasceu entre o final de 1928 e começo de 1929 e tinha o costume de não ser muito sociável, vivendo a maior parte de sua vida sozinha.
Não é revelado muita coisa sobre sua infância e que Murta teve pai e mãe trouxas sendo
considerada uma Bruxa nascida Trouxa e que após se tornar adolescente é levada a escola
de Magia e Bruxaria em Hogwarts no ano de 1940 a qual sua idade era de 12 anos e foi
escolhida para ser da casa Corvinal.
Sua descrição era de uma menina que era de estatura baixa, pele branca com o rosto
cheio de acne, cabelos longos e usava óculos que eram grossos. Fora sua aparência, ela
tinha uma personalidade muito exclusiva, ou seja, não era muito sociável, e isto veio a se
tornar um problema em Hogwart, pois sem amigos era constantemente provocada, irritada
por causa de sua aparência física, mas vamos colocar um pouco de achismo aqui, vai ver
ela também não gostava de se comunicar e talvez, só talvez, isso fazia com que os alunos
a rejeitassem.
Durante este três anos em Hogwarts ela criou uma inimiga que sempre enchia a sua paciência, conhecida na história como Olive Hornby que trouxe sofrimento a Murta até o seu último dia.
Então no dia 13 Junho de 1943, a aluna que sempre estava provocando Murta, Olive Hornby, investe mais uma vez suas palavras ofensivas sobre ela, zombando do óculos grosso e a fazendo ir até o banheiro do segundo andar de Hogwarts.
Quando Murta entra no Banheiro ela não está mais sendo seguida por Olive, porém entra dentro de uma das cabines do banheiro e fecha a porta para chorar sozinha e tentar ficar em paz, mal sabendo que ela teria paz de uma outra forma em sua vida.
Murta não para de chorar, porém ela vai se tranquilizando e de repente escuta passos dentro do banheiro, alguém para. Sussurra uma linguagem desconhecida, ela percebe ser uma voz masculina. Então revoltada com seu colega escolar, choro por causa do bullying e agora um garoto dentro do banheiro das meninas, foi a gota d’água para ela levantar, abrir a porta e olhar para aquele monstro.
Que monstro?
O monstro na verdade era o garoto, Tom Riddle que abriu a Câmara Secreta com apenas a palavra “Abra” no idioma das cobras, conhecido como “ofidioglossia” e um basilisco saiu de dentro dos tubos para encontrá-lo é nessa hora que Murta olha dentro dos olhos da Serpente Gigante sendo um erro fatal e seu corpo caiu na hora no chão, se tornar a primeira a morrer na história de Harry Potter com o olhar do Monstro, opa! de Tom Riddle que com sua morte aproveitou para criar a Horcrux, com o Diário de Tom Riddle.
Tom deixa o local e pouco depois o Professor Dippet pede para Olive Hornby achar Murta Warren e ela encontra Murta caída no banheiro morta ficando marcada por aquela imagem em sua cabeça para sempre, mas o pior estava por vir.
Na época, acreditava-se que havia sido Rúbeo Hagrid, um estudante da casa Grifinória, que abriu a Câmara, pois ele foi flagrado criando Aragogue (uma acromântula, mas o crime foi feito por outro membro de Hogwarts e da casa Sonserina e a escola estava prestes a ser fechada, pois alunos que nasceram trouxas estavam sendo atacados misteriosamente por algo que vinha da câmara, e este monstro não era Aragogue, mas sim o monstro criado por Salazar Sonserina.
Após Olive achar o corpo de Murta e toda repercussão de sua morte, ele foi removido da escola.
Algo de estranho aconteceu, ela acaba de se tornar um fantasma que no folclore de Harry Potter foi descrito por J. K Rowling como, seres feiticeiros, pois somente seres mágicos se podem tornar fantasmas já que devido ao seu medo da morte ou a algo que deixaram de fazer permanecem ainda no mundo dos vivos os impedindo de “seguir em frente” para a luz eterna, sendo incapazes de magoar fisicamente os vivos, a qual são visíveis para eles e podem manipular o ar,água e fogo, e aqui uma observação, o fogo fica com a coloração azul.
Murta então acompanha tudo o que acontece após a sua morte, percebendo que virou uma fantasma ela viu a oportunidade de assombrar a estudante Olive Hornby para que pudesse sentir toda ira e bullying que ela podia causar em tom de vingança por todos estes anos em Hogwarts e porque não a própria morte dela. Este ato se estendeu até um certo ponto quando Murta decidiu sair dos arredores da escola de Magia e Bruxaria.
Este tornou o caso mais sério ainda pois Murta invadiu e assombrou o casamento do irmão de Olive e a intimidou causando aparentemente uma cena que envergonha a sua ex-colega de escola para ela lembrar dos tempos em que humilhava Murta, causando um grande alvoroço na festa e tudo isso sem ser convidada, já que fantasma são comuns no mundo Bruxo.
Então uma atitude foi tomada e ela sofreria grandes consequências, após a bagunça na festa do irmão de Olive, a aluna de Hogwarts foi ao Ministério da Magia para conter o Bullying de Murta, que foi obrigada a permanecer em Hogwarts.
Assim como a dedicação da Murta em afastar todos do banheiro do segundo andar de hogwarts que foi praticamente decretado como seu, pois ela assombrava o local onde havia morrido, mesmo com relatos que ela foi vista assustando em outros banheiro e de vez enquanto no lago, Murta ficou conhecida pelo seu apelido naquele local e pelos gemidos que causavam frio na barriga de quem tentava chegar perto de seu cantinho que raramente era usado.
Isso fez com que todo tipo de clandestinidade dentro de Hogwarts, fosse feito ali, desde um simples esconderijo até a fabricação de porções proibidas com a consequência de se assustar com a anfitriã do local.
Murta e sua nova vida social como um Fantasma
1985 - A Primeira dança
Importante dizer que todas as datas que falaremos daqui para frente são respectivamente do Livro, então não se espante com elas, vamos a história.
De repente duas pessoas entram no banheiro do segundo andar de Hogwarts, onde está a “Murta que Geme”, eles são o irmão de Jacob e Penny Haywood, meio receosos e ao mesmo tempo com muita coragem, começam a chamar a fantasminha zangada para lhe dar uma notícia até que antes mesmo de Penny pudesse terminar a frase, Murta achando que era os valentões que sempre provocava ela nesta época a cada ano, pediu para eles irem embora.
Foi então, que os Irmão Haywood com muita paciência, começaram a explicar o motivo da visita ao banheiro de Murta e esclarecendo tudo deixou ela encantada por saber que havia festas do Dia da Morte e que super eram divertidas, admitindo que nunca havia sido convidada para um antes, pois achava que nenhum dos outros fantasmas a queria lá, mas explicaram que o convite para a festa de aniversário de 493 anos da morte do Senhor Nicholas era um pedido genuinamente dele para que ela comparecesse desta vez. Então pediu a um dos irmão que fosse sua companhia na festa por causa de sua timidez e pelo esforço que fizeram para estar ali enfrentando a assombração ranzinza daquele local.
Mas quem disse que Murta que Geme era fácil, ela mudou de idéia pouco antes da festa começar e precisou de um empurrão e só aí quis ir, mas o Senhor Nicholas ficou surpreso ao ver Murta e chamou o Irmão de Jacob para uma conversa e depois a professora Sprout o chamou também, então Murta impaciente, perguntou a Sprout se ela havia terminado e só assim para eles dançarem no meio do salão. Ela realmente queria se soltar neste baile!
1992 - Murta e seus novos amigos
Já se passaram 50 anos daquela mortal abertura da Câmara Secreta e em 1992 uma novata da Grifinória, Gina Weasley, se envolve com o Diário de Tom Riddle e acaba possuída por essa horcrux do primeiro que a abriu, Tom Riddle, e após Madame Nor-r-ra ser petrificada pelo basilisco em frente ao banheiro da Murta, Hermione começa sua investigação no banheiro de Murta com seus amigos Harry Potter e Ronald Weasley que é irmão de Gina encontrando-a e fazendo perguntas. Murta revela aos investigadores que nem prestou atenção, pois queria se matar por causa do comentário sarcástico de Pirraça e por isso num surto de irritação um pouco depois, Murta inundou o banheiro quando Gina tentou se livrar do diário pela descarga da cabine de Murta, já que ela pode manipular a água como dissemos antes.
Ainda no banheiro da Murta que Geme, Hermione preparou uma Poção Polissuco, para Harry e Rony assumir as faces e identidades de Gregório Goyle e Vicente Crabbe, que eram da Casa Sonserina e amigos de Draco Malfoy o encontrando e interrogando sobre a Câmara Secreta na sala comunal da Sonserina, descobrindo apenas que de acordo com Lúcio Malfoy, o pai de Draco, revelando sobre a última vez que a Câmara foi aberta, houve a morte de uma "sangue-ruim" que não era de Sonserina ao contrário das suspeitas de Draco.
Então no meio dessa grande trama, Harry e Rony descobriram através de Aragogue, a acromântula, que a aluna assassinada foi morta num banheiro, e Harry entendeu na hora que se tratava de Murta e foi ao banheiro para ela contar sua história e ela ficou toda boba com o pedido de Harry, revelando que foi um dos eventos mais importantes e interessantes de sua curta vida.
Hermione foi a única a deduzir sobre o monstro em suas pesquisas na Biblioteca mas acabou sendo petrificada e mesmo Murta falando para Harry e Rony sobre o par de olhos amarelos enormes não reconheceram que o monstro era um basilisco fazendo com que esta pista de Murta não mudasse o rumo da história até aqui, mas sua presença no banheiro, somada à pista de Hermione sobre o uso do sistema de encanamento e os meninos sacaram que ali era a entrada da Câmara Secreta e o resto vocês sabem né?
Harry só enfiou a espada Godrico Gryffindor no basilisco e assim Murta teve sua morte vingada pelo Bruxo Herói.
Uma coisa Boa deste ano para Murta foi ser convidada para a festa do dia da morte do Senhor Nicholas o Nick Quase-Sem-Cabeça , só que desta vez chamada por Pirraça, e sim é o nome dele.
E muito disso era para conhecer Hermione Granger, que já havia falado anteriormente sobre como era uma experiência desgradavel ir ao banheiro em que ela morava. Chorando, Murta pensou que Hermione estava zombando dela e quando ela tentou dizer coisas boas sobre ela, aí que a coisa ficou feia, pois Murta ficou histérica e ela exigiu que Hermione não mentisse para ela, e logo em seguida Pirraça participa da brincadeira e deixa ela mais irritada com o comentário de que ela era 'espinhenta', então ela foge da sala com Pirraça jogando amendoins mofados nela.
1994-1995 - A retribuição de Murta para Harry
Hogwarts finalmente trouxe o torneio "tribruxo ” de volta à escola, munidas de várias tarefas para Jovens disputarem o título de campeão do torneio mas a dificuldade da segunda tarefa era enorme pois o mistério por trás de seus ovos de ouro, que ao abrirem emitiam um som estridente e ensurdecedor. Porém um dos jogadores, Cedrico Diggory, decidiu meditar sobre a pista no Banheiro dos Monitores e Murta, espionou o rapaz.
Como Harry havia ajudado Cedrico na tarefa anterior, o Jovem decidiu retribuir dando uma dica ao Bruxo para tomar um banho com o objeto e ele foi ao banheiro mais vazio do mundo com Murta admitindo para Harry que Cedrico demorou muito para descobrir porque ela espionou o Rapaz e disse que quase toda a espuma do banho havia desaparecido quando ele o decifrou, ajudando-o ainda mais,fazendo com que Harry decifrasse o enigma.
Nos livros ela aparece para Harry na tarefa do Lago Negro apontando a direção certa para ele encontrar a Vila dos Sereianos, aonde estava os reféns do Torneiom ajudando a chegar antes dos outros campeões.
1997 - A compaixão com Draco Malfoy
As passagens de Murta na história são pequenas mas muito importantes, tanto que simplesmente nesta época um garoto veio ao banheiro chorar e ficar sozinho assim como ela antes de sua morte e quando Murta encontrou no banheiro masculino, Harry e Ron, não revelando quem era para eles. Porém ela esbraveja com Harry pois nunca mais veio vê-la a deixando infeliz, e mesmo Harry se desculpando e pedindo para revelar a identidade do menino, ela disse Não pois havia prometido manter os segredos de Draco Malfoy.
A Confiança era tanta em Murta que Draco Malfoy confidenciou a Murta que Geme, sobre suas tentativas fracassadas de matar Alvo Dumbledore que o confortou, sentindo que ela o compreendia, entretanto suas histórias e sentimentos nada tinham a ver neste sentido e Murta só quis a companhia de Draco, tanto que no duelo violento entre Draco e Harry Murta curtiu, como sempre, para ela se tornou um espetáculo.
E sua história nos livros acaba quando ela foi vista pela última vez por Harry quando Severo Snape ordenou que ela saísse do banheiro a verdadeira importância do banheiro da Murta Que Geme era que ele continha a entrada para a Câmara Secreta, o lar do basilisco de Salazar Sonserina, ajudando os personagens principais sempre que era solicitada, mesmo sendo rabugenta, ela é uma figura importante nos livros e na adaptação cinematográfica de Harry Potter que tem curiosidades interessante como:
Shirley Henderson que hoje em 2023 tem 57 anos, a mesma idade de J.K Rowling, é quem interpreta a Murta que Geme nos cinemas sendo em Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Cálice de Fogo e ela tem 1,54 cm de altura e no ano que interpretou Murta pela primeira vez tinha 37 anos de idade se tornando a atriz mais velha a interpretar uma adolescente na Saga, outra curiosidade é que ela atuou no filme o Diário de Bridget Jones e sua primeira cena é chorando dentro de um banheiro. Como Murta não aparece em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, a atriz não voltou a interpretá-la. Porém há uma adaptação para o teatro chamada West End de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada que quem interpretou Murta foi a atriz Annabel Baldwin.
Murta tem mais algumas passagens no mundo de Harry Potter, quando um aluno pergunta sobre a relação dela com Draco e ela revela tudo. Outros momentos de sua presença fantasmagórica é em:
Harry Potter e a Câmara Secreta (Primeira aparição)
Harry Potter e a Câmara Secreta (filme)
Harry Potter e a Câmara Secreta (jogo)
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Harry Potter e o Cálice de Fogo (filme)
Harry Potter e a Ordem da Fênix (jogo)
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (peça)
LEGO Harry Potter: Anos 1-4
LEGO Harry Potter: Anos 5-7
Pottermore
Harry Potter: Hogwarts Mystery
É possível que o nome "Murta" continue a tradição de J. K. Rowling de batizar personagens em homenagem a flores, pois A murta (em inglês: myrtle; nome científico: Myrtus) é um arbusto nativo da costa mediterrânea que muitas vezes é ignorado pela sua simplicidade e talvez seja aí que se foi criado todo o conceito sobre Murta que foi constantemente intimidada durante seu tempo em Hogwarts, de personalidade sensível, quase nunca sorria e se ofenda com o mínimo de ofensa e ficando triste com a situação chorava e chorava muito alto, tentando as vezes se matar até perceber que já estava morta. Sua felicidade era quando alguém se dava mal ou quando se recordava do momento de sua morte, descrevendo o evento com prazer.
Pois ela mesmo diz:
"Ninguém quer me aborrecer! Essa é boa! Minha vida foi uma infelicidade só neste lugar, e agora as pessoas aparecem para estragar a minha morte!"
0 Comentários